sábado, 21 de fevereiro de 2015

Rosto (Proporção)

Mini aula (Noções básicas de proporção de um rosto/Dicas sobre materiais) 


Então dessa vez a pedido do pessoal da pagina, resolvi tentar passar pra vocês proporções de um rosto, antes de explicar sobre isso gostaria de falar sobre alguns materiais que eu uso, que são mais fáceis de encontrar, não são aquela maravilha, mas também não são ruins, segue a lista com explicação abaixo...

LÁPIS

Para esboçar meus desenhos ou preencher gradualmente costumo usar os lápis da Faber Castell e koh i noor



Nos esboços uso lápis hb, 2b ou 3b, são os que prefiro para esboçar

Para preenchimento de áreas uso a graduação de acordo com o tom que desejo alcançar, se for claro, uso hb, 2b, se for intermediário posso usar 3b, 4b e 5b, se for escuro (6b, 7b e 8b)

Os lápis da Faber Castell, são razoáveis, eu acho a pigmentação boa, mas ao mesmo tempo se não tiver cuidado no momento de sombrear pode ocorrer variações de tons indesejáveis (ex: o lápis hb que é claro acaba riscando um pouco mais forte durante o processo de preenchimento, isso as vezes ocorre devido a pequenos fragmentos que saem da ponta de grafite do lápis)

Koh i noor - Os lápis é um pouco mais macio no momento de sombrear, acaba sendo muito confortável e da um pouco mais de segurança na hora de preencher o desenho já que varia muito pouco o tom original do grafite... a pigmentação se assemelha aos da Faber, mas acho que os da Faber por irem apenas até o 6b (pelo menos onde moro...), possuem uma pigmentação mais forte, já que o 6b da faber se assemelha um pouco com o 8b da koh i noor perdendo apenas pouco para ele (isso na minha opinião )

Os lápis da Faber podem ser encontrados na faixa média de preço de apenas 2 reais ou menos e o da Koh i noor por 4 reais ou menos pode estar adquirindo um... (o preço pode variar um pouco dependendo do local)

 BORRACHA 


Essa borracha com certeza é muito boa e a melhor que já usei, ganhando das borrachas Faber, staedtler e até pentel... a borracha MONO é com certeza superior, muito difícil borrar, apaga muito bem, além de ser macia... você pode encontrar no preço de 5 reais esse tipo abaixo, claro que pode variar dependendo do local.




PAPEL 



Costumo usar o papel Sulfite 80 kg ou 60 kg, a vantagem é que ele é mais grosso e ao mesmo tempo liso, eu gosto muito de usar eles com lápis de cor, com grafite é um pouco mais difícil mas ainda é possível ^^

Geralmente eu compro ele em uma loja onde vendem desse papel em um pacote, vem 20 unidades por 8 reais (pode variar conforme o local)



LÁPIS DE COR 


Dos lápis de cor bic, maped, staedtler de linha escolar, com certeza os melhores pertencem a linha eco lápis da Faber Castell (também linha escolar) 



Eu costumo usar mais o básico de 12 cores, raramente uso minha caixa de 48, por que com o tempo você vai começando a entender como obter cores através da mistura de outras que você já possui, aconselho pra quem ta começando que comece com no máximo 24 cores, isso por que, você deve exercitar sua criatividade fazendo sempre novos teste de cores, evitando ficar dependente de uma variação enorme de cores, pode ser trabalhoso mas é o melhor a se fazer... (nem sempre você terá todas as cores a sua disposição e nessa hora vai ter que dar um jeito.. por isso ter um bom domínio de misturas... vai "quebrar bastante seu galho" )

Os lápis da Faber Castell mesmo sendo de linha escolar possuem uma pigmentação muito boa, cores bem vivas, diferentes das marcas anteriormente citadas (me refiro a linha escolar delas) 

Você pode encontrar no preço de 12 reais (pode variar dependendo do local ) 




------------------------------------

------------------------------------


Proporções de um rosto 





O rosto em si tem um formato próprio oval, dependendo do sexo pode ser mais largo (masculino) ou mais estreito um pouco (feminino), mas claro que poderá haver exceções, dae cabe ao desenhista analisar e discernir...

Dica para esboçar: É bom ter uma graduação fraca e desenhar sem por muita força pra não marcar o papel, assim pode ser mais fácil corrigir qualquer erro sem borrar o papel :D

Proporção


A forma básica do rosto é a forma de um ovo. Mais larga na parte da cabeça e mais estreita na parte do queixo...





 Já a largura da cabeça, é 5 vezes a largura de um olho.





 A distância de um olho pra outro olho é a largura de um desses olhos, sendo que os dois devem ter o mesmo comprimento e largura. (podem haver exceções)





A medida do nariz se da pra dois olhos em pé, como sabem o olho é horizontal certo? dae imaginem pegar esse mesmo olho e mudar a posição dele pra vertical, ele vai ficar em "pé", então você usa esse olho pra achar o tamanho do nariz. (há exceções)




O canto da iris de cada olho deve estar aproximadamente alinhado (verticalmente) com o canto dos lábios, como mostra na imagem abaixo.






As orelhas devem estar alinhadas inferiormente com a base da ponta do nariz que no caso seria o final do nariz e superiormente com a posição das sobrancelhas, no mais a largura do nariz e o espaço entre os olhos, corresponde por regra geral á largura de um olho,igual a distancia de um olho pro outro olho também corresponde ao mesmo como foi dito anteriormente.






Espero que tenha ajudado, qualquer sugestão ou dúvida, mande sua mensagem que assim que puder estarei tentando esclarecer  ^^ 

Aproveitem pra visitar minha pagina e conhecer mais do meu trabalho >> https://www.facebook.com/artesdemarciodantas :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário