sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Colorindo com Lápis de Cor (básico)

Colorindo com Lápis de Cor (básico)


E aí pessoal enfim, aqui está o tutorial, a idéia é tentar passar pra vocês como se ‘deve’ colorir com lápis de cor, nesse tutorial eu quis focar na qualidade do colorido que se pode ganhar se feito do modo correto.
Não esquecendo esse tutorial foi feito por Márcio Dantas Silva, através deste link você pode acessar minha pagina, vai encontrar meus trabalhos e dicas.


Bem então vamos lá dar inicio ao nosso tutorial de como colorir com lápis de cor :D




A primeira coisa a se fazer pessoal, é sempre deixar a ponta do seu lápis fina pra facilitar a coloração, claro que em certos casos vai ser mais aproveitável que ela esteja arredonda e não pontuda. 


Utilize apontador, a não ser que você prefira um estilete, eu prefiro o apontador, pois ele deixa a ponta fina e o resto do corpo da ponta arredondada e vamos precisar da ponta desse jeito pra preencher áreas e fazer detalhes.
Para nosso tutorial eu usei como referência meu desenho da Camila Pitanga, eu tirei foto de alguns passos pra poder explicar como fiz cada um deles, mas também usei algumas imagens que tentei simular o colorido de cada parte pra ver se conseguem assimilar isso no desenho da Camila.
A seguir o desenho abaixo já finalizado.
Obs. Leia o tutorial todo, há coisas que expliquei só mais lá na frente. 





Camila Pitanga por Márcio Dantas


Bem depois de ter feito a ponta do seu lápis ela deve ficar assim:

A ponta fina vai ajudar a fazer detalhes, e ao mesmo tempo o corpo comprido vai facilitar o preenchimento de algumas áreas maiores.
Quando for colorir, lembre-se sempre de tentar usar a parte lateral do lápis de cor, faça isso colocando a principio pouca força e deixe o pigmento da mina do lápis colorir o papel, sem muita força. 










Como vê no desenho finalizado essa parte dos olhos é mais escura, logo vou usar o preto para escurecer ela, mas ela não será preta, e sim um marrom que é a cor da pele dela, estas cores vão ser acrescentadas depois dependendo da primeira cor que colocamos, já que coloquei o preto fraco (cinza), no momento em que eu passar uma cor por cima, ela vai se misturar à cor cinza e está mesma cor que misturei ao cinza vai escurecer.
Eu passei o lápis com a ponta “deitada” e aos poucos fui escurecendo, até chegar onde eu queria, lembre-se sempre de por pouca força no começo e ir aumentando ou não dependendo do tom que você quer chegar, nunca, jamais, ponha muita força no lápis, se fizer isso pode ser que você acabe criando uma variação de tom indesejada, e assim não vai conseguir um preenchimento uniforme. 
Depois de preencher essa parte, vamos começar a fazer os cílios, esses vamos fazer com a ponta fina do lápis de cor, preste atenção no formato do cílio, parece uma lua, ou melhor, várias luas uma sobre pondo a outra

 Como pode ver, o de baixo é como se fosse um dos cílios, e os de cima são vários cílios sobrepostos.

















Depois de terminado os cílios 


Terminado isso em um dos olhos você deve fazer o mesmo no outro olho.
Obs. Depois de ter feito isso, eu passei uma cor canela ou marrom escuro nas partes acima dos cílios para ficar no tom de pele moreno. 

No meu caso ficou essa coisa aí

Só pra completar, essas partes abaixo dos olhos eu fiz da mesma forma, com a ponta deitada, elas serão as sombras mais escuras, eu deixei cinza, para que quando escurecesse com a cor da pele da Camila ficasse com a impressão que ali tem mais sombra que o resto da pele onde pega mais luz, dando um efeito de profundidade.

Agora vamos dar inicio a coloração da parte de cima dos olhos...

Antes, aqui a lista de cores que usei nessa parte meio que maquiada dos olhos...
Usei as cores; preto (com intensidade fraco o que faz ser um cinza escuro) pode usar também um lápis de cor cinza escuro caso tenha, não vai mudar muita coisa, usei a cor laranja escuro, canela, marrom, vermelho escuro e cor de pele (mesmo rosa claro). 

Prestem atenção que usei cores bases, ou seja, que vão ficar por baixo, e cores superiores que vão ficar por cima das bases.
A primeira cor que usei foi a cor de pele, pra dar inicio as sombras.
Nesse eu não precisei apontar a ponta, pois a área que preenchi é mais fosca, não é muito definida, não tem muito a necessidade de apontar.
Uma coisa que quero comentar é sobre a direção de como você vai preencher áreas, é sempre bom acompanhar as bordas da área que você vai preencher, nesse caso é acima dos olhos, ou seja, você pode ver que tem um formato curvado, logo vai ser assim que você vai começar a preencher, basta observar na imagem acima, comece fraco e daí coloque mais força na parte que tem mais sombra e vá deixando a mão mais leve aos poucos, pra ir clareando e criando um efeito de luminosidade, “claro e escuro”.




Usando a cor de canela, você vai escurecer mais as partes abaixo dos olhos e também a parte acima dos olhos.
Uma observação sobre a parte que já colorimos antes é que colocamos a cor base, que no caso foi o rosa claro, onde tinha mais sombra eu pintei com o ‘Canela’, e passei por cima do rosa claro fazendo o mesmo procedimento, colocando um pouco de força e enfraquecendo, não deixando de notar que mesmo eu tendo feito isso, não passei muito o canela pra não mudar completamente a cor do rosa claro. 



Depois de feito isso, vamos fazer novamente o mesmo esquema, eu peguei o lápis de cor laranja escuro, e com a ponta bem fina e usando a lateral da mesma, passei por cima das partes escuras e fui clareando para dar impressão de volume, veja que deu um pouco de vida ao desenho e parece já ter bem mais volume que antes.


Depois de ter feito isso, onde tem sombra eu passei a mesma cor laranja.

Pra começar a preencher essa lateral esquerda do rosto << e depois usei o cor de pele para fazer a parte mais clara, e logo em seguida com o mesmo procedimento de antes passei o laranja escuro por cima.
Feito isso, é bom preencher a parte mais esbranquiçada com a cor de pele, e vermelho escuro, para tirar essas falhas do desenho e assim deixar com um pouco mais de realismo.

O cor de pele deve pegar um pouco do laranja que coloquei, ou seja, ele deve passar um pouco por cima, pra acontecer a junção (ou mistura), isso quer dizer, a passagem do laranja pro rosa claro, já o vermelho escuro, vai nas partes mais coradas da pele, na imagem é abaixo da sobrancelha esquerda, passei de leve o vermelho escuro por cima do cor de pele.

Veja abaixo um exemplo de mudança de tom, ou passagem de uma cor para outra, com as mesmas cores usadas no meu desenho. 



Primeiro é feito um risco fraco, e depois, você passa o lápis de cor de forma inclinada, sobre o mesmo local pra escurecer o traço, pois estamos trabalhando do escuro pro claro.



 Continue sempre no mesmo sentido do primeiro traço, vá “puxando” a sombra e clareando aos poucos.
Depois de ter terminado com o lápis de cor marrom, você vai usar o canela.




Passe o lápis de cor por cima da cor marrom como na imagem abaixo.


Com a mesmo cor de canela, vá clareando igual foi feito com o marrom escuro.
Depois de  ter passado o canela, use o cor de pele.


Com o lápis cor de pele, faça o mesmo procedimento de antes e passe sobre ambas as cores, tanto o marrom e o canela

Após ter feito isso, pra conseguir chegar em um tom parecido com o do meu desenho vou usar o laranja escuro (digo tom parecido por que não fiz esse exemplo por referência ‘-‘). 





Você não precisa usar o laranja em todo o degrade, passe ele apenas na parte mais intermediaria e vá clareando em direção ao cor de pele, como está na imagem, depois de ter feito isso use um vermelho de leve perto do cor de pele.



Faça do mesmo jeito, passe de leve e ainda assim vá clareando, tente relaxar a sua mão, mas a mantenha firme. 


Eu fiz esse exemplo de forma grosseira isso não quer dizer que você vai fazer igual, tente inovar, o procedimento é esse mas a quantidade de cores, tons e outras coisas você vai fazer de acordo com alguma referência ou como você achar que deve ser feito ^^

Agora veja como iria ficar esse sombreado usado em um desenho

Repare, a parte mais escura é marrom, depois vem um pouco de canela, todo o restante é cor de pele, depois tem um pouco de laranja por cima do canela e do cor de pele inicial, logo depois em alguns pontos há também a presença da cor vermelha, tudo usado com equilíbrio, mas o sombreamento está de acordo com o exemplo citado a cima.











Veja como ficou eu usando o mesmo procedimento no desenho da camila 





Esse foi o tutorial pessoal, qualquer dúvida, sugestão ou pedido sobre algum tutorial, é só comentar, assim como vocês, eu também estou aqui pra aprender, para entrar em contato comigo é só visitar minha pagina no facebook e me mandar uma mensagem pelo endereço  https://www.facebook.com/artesdemarciodantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário